Notícias

A FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) reconhece a importância das florestas plantadas na retirada de CO(dióxido de carbono) da atmosfera. Dados da FAO sugerem que as florestas plantadas compreendem aproximadamente 7% da área de florestas no mundo. Sob certas condições, estas florestas podem crescer relativamente rápido, absorvendo, portanto COa taxas mais altas que florestas naturais.

Em 2000, o IPCC (Painel Intergovernamental Sobre a Mudança do Clima) reuniu evidências de que florestas plantadas sequestram cerca de 1.6 Gt (gigatonelada) de COda atmosfera por ano.

Fonte: Revista Referência - A Revista da Indústria da Madeira - n° 134 - Dezembro de 2012, Editora Jota (trechos da reportagem sobre sequestro de CO).

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que cria o Programa Nacional de Qualidade Ambiental, que estabelece regras para a compra de produtos madeireiros pelo poder público. A ideia é evitar que o governo compre produtos extraídos de forma ilegal das florestas brasileiras.

Florestas são investimentos de longo prazo e baixo risco. Isso transforma a floresta no ativo mais desejado pelos fundos de pensão nos Estados Unidos e na Europa. Vários fatores influenciam na rentabilidade da floresta: a valorização da terra, o crescimento biológico das árvores, a redução da oferta de madeira que vem de florestas naturais, além do crescimento econômico dos países emergentes. Mariani e mais sete sócios que entraram de cabeça no negócio estão na fase de investimentos, até agora de R$ 20 milhões.

Fonte: Revista Globo Rural – n° 329 – Março de 2013, Editora Globo (trechos da reportagem com o banqueiro Bruno Mariani).

O plantio de Acácia mangium traz retorno garantido pela venda da madeira, permitindo ao investidor formar um grande patrimônio. O risco de insucesso no plantio de Acácia mangium pode ser considerado muito baixo ou desprezível, uma vez que mais de 100 mil hectares desta espécie já foram plantados no Brasil, onde ainda não se registrou nenhum insucesso. Não tenha dúvidas produtor; o plantio de Acácia mangium atende a reposição florestal exigida por lei, protege as terras contra erosão e garante a manutenção das nascentes e fontes de água, além de constituir um patrimônio de fácil e rápida liquidez.

Fonte: Revista Produz - n° 68 - Ano 2011, Editora Racar (trechos da reportagem sobre Acácia mangium).