INFORMATIVO OURO VERDE No 19 (Fevereiro/2017)


O setor de florestas plantadas cresce de maneira promissora no Brasil e no mundo. A quantidade de eventos de negócios e também com conotação técnica é uma prova dessa expansão. A Ouro Verde Agronegócio elencou algumas dessas atividades para que nossos parceiros empreendedores acompanhem a dimensão do empreendimento. Assim como, nota-se o reflorestamento como a sendo a menina dos olhos da economia mundial.
Nossas florestas do complexo Água-Marinha e da Fazenda Safira encontram-se com a manutenção a pleno vapor. Destaca-se a chegada de carretas bitrem de adubo já no início deste ano, o acompanhamento e controle praticamente individual de meio milhão de árvores e a manutenção das máquinas destinadas ao operacional. O controle pluviométrico demonstrou uma maior precipitação em relação ao ciclo anterior de chuvas. Ou seja, a natureza também está dando sua parcela de contribuição para nossas árvores de madeira nobre.

 

AGENDA FLORESTAL 2017/2018

3ª Feira da Cadeia Produtiva da Indústria Brasileira de Árvores

Três Lagoas Florestal 2017 - 28 a 30 de março de 2017 - Três Lagoas - MS

Em sua terceira edição, o Três Lagoas Florestal se consolidou com uma das mais importantes feiras regionais do setor florestal do mundo, atraindo visitantes de todo o Brasil e até de outros países. Apresenta rodada de negócios, palestras de alto nível e encontros 100% voltados a networking e troca de experiências. Destaca-se o fato que, assim como outras cidades ligadas à silvicultura, Três Lagoas apresenta pujante crescimento econômico, oferta crescente de empregos e melhoria do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

 

Fórum Agronegócio Florestal - O protagonismo da floresta plantada no agronegócio brasileiro

14 de março de 2017 - São Paulo - SP

O agronegócio brasileiro, sem dúvida nenhuma, é protagonista mundial na produção de alimentos, fibras e energia renovável. Capaz de produzir até três safras anuais, o agronegócio é referência em inovação tecnológica, produtividade e competitividade, com gestão eficiente de recursos naturais e dinamismo empresarial. Nesse contexto, o setor de base florestal tem grande importância como cadeia produtiva do agronegócio. Com aproximadamente 8 milhões de hectares, a floresta plantada é responsável por 91% de toda a madeira produzida para fins industriais no país. Além das funções produtivas, os plantios de árvores desempenham importante papel na prestação de serviços ambientais, evitando o desmatamento de matas nativas, preservando o solo e nascentes de rios, recuperando áreas degradadas e como fonte de energia renovável. Diante deste cenário, a Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, em parceria com a empresa de gestão e consultoria Innovatech e com a Painel Florestal, principal mídia do setor, realizam o 1° Fórum Agronegócio Florestal, com o tema “O protagonismo da floresta plantada no agronegócio brasileiro”.

 

Professor da UFV lança livro detalhado sobre o Código Florestal

O professor José de Castro Silva, aposentado da Universidade Federal de Viçosa (DEF/UFV) e advogado ambientalista, acaba de lançar o livro Código Florestal: Uma Visão Técnica e Jurídica, pela Editora Baraúna. Segundo o autor, o livro é único na sua concepção, pois apresenta os três códigos florestais (1934, 1965 e 2012) e o contexto histórico, bem como uma análise técnico-jurídica de cada artigo no novo código. Com uma linguagem simples e inúmeros quadros que facilitam a interpretação da nova lei, a obra é única no mercado, pois o autor demonstrou todo o conhecimento técnico como engenheiro florestal aliando-o ao conhecimento jurídico como especialista em Direito Ambiental.

 

EXPOFOREST 2018

11 a 13 de abril de 2018 - Ribeirão Preto - SP

Dois anos depois da realização do maior evento florestal das Américas, a próxima edição da Expoforest – Feira Florestal Brasileira está programada. Ela acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de abril de 2018, na região de Ribeirão Preto (SP). Segundo a Malinovski, empresa organizadora da feira, o local e data foram definidos depois de um amplo estudo. “Analisamos todos os aspectos essenciais para a realização da Expoforest, como os logísticos (rodovias e aeroporto) e a rede hoteleira da região”, justifica Jorge R. Malinovski, diretor-geral da Malinovski. A princípio, a Expoforest seria realizada de 3 em 3 anos, porém com o seu crescimento e internacionalização, o calendário foi ajustado para 4 em 4 anos. Esta decisão teve como embasamento dois aspectos: o calendário internacional de feiras florestais dinâmicas e a solicitação do Conselho Gestor da Expoforest, formado pelas empresas Caterpillar, John Deere, Komatsu Forest e Ponsse. Em 2018, a Expoforest será a maior e melhor feira florestal mundial. É com este objetivo que a organização inicia desde já o seu planejamento. Para a equipe da Malinovski, a quarta edição mostrará novamente a força do mercado florestal brasileiro, que ano após ano, se mostra mais tecnológico, produtivo e promissor.

 

AGRISHOW 2017

01 a 05 de maio de 2017 - Ribeirão Preto - SP

Em 2017, a AGRISHOW – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação apresenta a 24ª edição. O evento será realizado de 01 a 05 de maio de 2017, no Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste, em Ribeirão Preto-SP. Considerada uma das três principais feiras de tecnologia agrícola do mundo e a maior e mais importante na América Latina, a Agrishow é vitrine das mais avançadas tendências e inovações tecnológicas para o agronegócio. Idealizada pelas principais entidades ligadas, direta e indiretamente, ao agronegócio brasileiro, como ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira, a Agrishow é organizada pela Informa Exhibitions. Ela é palco do sucesso do agronegócio brasileiro. A maior e mais completa feira de tecnologia do Brasil destaca os setores de: Agricultura de Precisão; Agricultura Familiar; Armazenagem (Silos e Armazéns); Associações de Classe; Centros de Pesquisa e Universidades; Corretivos, Fertilizantes e Defensivos; Equipamentos de Segurança/EPI; Equipamentos para Irrigação; Ferramentas; Financiamentos, Serviços Financeiros; Implementos Agrícolas; Máquinas Agrícolas; Máquinas para Construção; Peças, Autopeças e Pneus; Pecuária; Produção de Biodiesel; Revistas e Publicações Técnicas; Sacarias e Embalagens; Seguros; Sementes; Software e Hardware; Telas, Arames e Cercas; Válvulas, Bombas e Motores; Transportes: veículos, aviões, caminhões e utilitários. São 440 mil m², 152 mil visitantes, um público altamente qualificado, formado, em sua maioria, por produtores rurais de todo o território nacional e do exterior. Mais de 800 marcas em exposição, que levam inúmeras novidades em termos de máquinas, implementos agrícolas, sistemas de irrigação, acessórios, peças, entre outros produtos necessários ao aumento da produtividade do cultivo dos produtores rurais, necessário à redução dos custos e aumento da rentabilidade do agronegócio brasileiro.

 

II Seminário sobre Sanidade Florestal

O II Seminário sobre Sanidade Florestal, promovido pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF), será realizado nos dias 25 e 26 de abril de 2017. O evento acontecerá nas dependências do Auditório do CREA/MG, em Belo Horizonte-MG.

 

Workshop Internacional sobre mogno africano

O Workshop Internacional Mogno Africano, promovido pelo Instituto Brasileiro de Florestas, será realizado no dia 07 de abril de 2017. O evento acontecerá nas dependências do Espaço Fit Eventos, em São Paulo-SP. Palestrantes: Higino Aquino, Solano Aquino, Wiliam Aquino, Christian Lemke, Andrea Weneburg, Vitor Pinheiro, Eder Barbosa, Gisele Atallah, Thais Lopes, Fernando Penteado, Marcelo Aro, Bruno Schafrum, Tiago Rincoski, Bethânia Nardi, Sandra Almeida.

 

ELMIA WOOD 2017

7 a 10 de junho de 2017 - Suécia

A Elmia Wood é uma feira florestal dinâmica, realizada a cada quatro anos, na Suécia. Recebe mais de 50 mil visitantes e 500 expositores de 50 países. Apresentará as mais novas tendências na indústria florestal global. Grandes negócios, atualização de conhecimentos sobre inovações tecnológicas (seja dos grandes fabricantes de máquinas ou de produtores), expansão de rede de contatos, novas ideias e grande potencial econômico. Todos esses ingredientes estão embutidos nessa famosa feira mundial.

 

Ouro Verde Agronegócio
Plantando florestas, construindo riquezas!